No xadrez, a coroação ocorre quando um peão alcança o oitavo quadrado. Nesse momento, seu oponente é desafiado, porque seu simples peão assume todo o poder de uma Rainha - a peça mais fatal do tabuleiro. Obviamente, o peão pode ser promovido a bispo, torre ou qualquer outra peça, mas por quê? Isso apenas dá uma dica ao outro jogador sobre seus planos secretos. No entanto, as promoções a cavalo geralmente podem ser estrategicamente úteis, dependendo da situação.
De que diabos você está falando? Não vamos nos perder muito na metáfora. O importante a destacar é que o movimentado jogo de promover o blog de uma pessoa em blogosfera (sem os recursos adequados) pode parecer tão difícil e frustante quanto uma partida de xadrez que dure o um dia inteiro e acaba em empate. No entanto, se você jogar corretamente, esse peão pode se sair muito bem. Preferencialmente, o simples fato de blogar já atrairia um tráfego suficiente para agradar o autor, mas há casos em que quanto mais, melhor. Quando você está participando do
AdSense para Bloggers e deseja ver um aumento nos seus lucros ou apenas mais comentários sobre suas postagens, aumentar a contagem de acessos traz grandes vantagens.
Para isso, eu passei o Dia do Trabalhador bisbilhotando a blogosfera. Embora eu devesse ter passado o dia comendo batatas fritas e aproveitando a piscina de um amigo, fiquei trabalhando duro no meu laptop reunindo uma boa quantidade de métodos aceitáveis para aumentar a base de leitura do seu blog. Espero que esses métodos sejam úteis. Na prática, os procedimentos se dividem em três categorias básicas: configurações, técnicas e estratégias reais de marketing. Alguns são bem óbvios, e outros, mais sutis. Aparentemente, muitos blogueiros tiveram sucesso com essas soluções. Eu experimentei algumas e descobri que elas realmente aumentam o tráfego.
Definições de aplicações do Blogger
O Blogger possui uma variedade de configurações, muitas das quais funcionam para que você tire vantagens desse esforço. Esse primeiro grupo é bem simples e exige apenas que você efetue logon na sua conta do Blogger e faça algumas alterações.
Configurar o blog para efetuar ping do weblogs.com. Weblogs.com é um serviço de notificação de atualização de blogs usado por pessoas e serviços para acompanhar as alterações em blogs. Quando
essa definição estiver ativada, o Blogger avisará o weblogs.com que você atualizou o blog. Isso significa que o seu blog será incluído nas várias listas de blogs "atualizados recentemente" na Web, e em outros serviços relacionados a blogs.
Ativar o Navbar Eu fiz isso e vi meu tráfego crescer já no primeiro dia (e continua aumentando). O
Blogger Navbar substituiu anúncios obrigatórios há algumas semanas. Um dos recursos do Navbar é um botão chamado NextBlog. Clique nele para visitar o próximo blog ativado para Navbar. O fato é que esse jeito viciado de alternar entre os blogs é muito atraente. Conseqüentemente, o botão do próximo blog chama muito a atenção. Então, ative o Navbar e entre nessa onda!.
Instalar Enviar esta postagem por email. Sites de notícias como o
The New York Times Online apresentaram esse recurso por muito tempo. Ele permite que as pessoas encaminhem um artigo a um amigo por email. Se você usar Enviar essa postagem por email no seu blog, as pessoas poderão encaminhar suas postagens para amigos. Isso talvez não tenha um impacto imediato sobre as estatísticas do seu site, mas permite que outras pessoas façam a propaganda do seu blog para você. Essa é a idéia!
Ativar Páginas de postagem Fazer o arquivamento por dia, semana ou mês é coisa do passado. Você precisa ter certeza de que está publicando cada postagem como uma página da Web, com a opção
Páginas de postagem. Esse recurso torna suas entradas cada vez mais vinculáveis e mais atraentes para os mecanismos de pesquisa. Os links presentes no seu blog significam tráfego. Essa configuração é bem fácil no Blogger.
Ativar o site feed Quando as pessoas se inscrevem no seu
site feed em seus leitores de notícia, isso significa que, com certeza, elas vão ler sua postagem. As pessoas que se inscrevem em site feeds são do tipo que o escritor Malcolm Gladwell chama de "mavens" (peritos, em inglês), no seu livro The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference. Resumindo: essas pessoas ajudarão você a obter mais tráfego; portanto, ative seu site feed.
Adicionar seu blog às listas do Blogger. Isso realmente parece óbvio, mas, às vezes, durante o processo de criação do blog, muitos de vocês chegaram a pensar: "Não sei se quero publicar isso agora. Vou marcar como não.'" Volte e marque "sim". Quando você
adiciona seu blog às nossas listagens ele aparece em Nextblog, Atualizados recentemente e em outros lugares. É como optar por entrar no tráfego. Faça isso.
Sugestões de técnicas de blogs
Esta parte das técnicas de captura de tráfego é um pouco mais minuciosa e não é ativada de imediato. O fundamento básico desta seção de métodos é "Se você fizer seu blog bem-feito, eles virão." Você terá que incorporar os outros aspectos de autopromoção, mas a verdade é que escrever um ótimo blog demora um pouco para atingir visitantes assíduos e obter promoção boca-a-boca .
Escreva conteúdo de qualidade, e escreva bem.
Jen Garrett exige que você use pontuação adequada, use letras maiúsculas e minúsculas corretamente e não faça uso excessivo de reticências. Ela é bastante exigente em relação à gramática, e tem certa razão. Se seu "estilo" de escrever é ruim, sua gramática é pior ainda, você não usa pontuação e o design é horrível, você atingirá um grupo razoável de pessoas. Mas a idéia aqui é atingir um grande número de pessoas para você crescer um pouco. Acorda, cara! Tenha respeito pelos seus leitores e descubra um estilo que se destaque entre os bons blogs.
Publicar atualizações regularmente.
Danah Boyd me disse que uma vez ela quis diminuir o tráfego em seu blog propositalmente e descobriu que a maneira mais fácil de fazer isso era deixar de fazer postagens com freqüência. (Danah é excêntrica, e é por isso que nós a amamos). O inverso de sua experiência também é verdadeiro: quanto mais postagens você fizer no seu blog, mais tráfego você terá. Você precisa pensar nisso como regar uma plantinha todo dia para que ela cresça. Só espero que seu blog não seja como a planta em A Pequena Loja dos Horrores. Isso seria terrível.
Pense no seu público-alvo. Uma boa maneira de criar um público-alvo é cultivá-lo. Quando você tem o seu público-alvo em mente, você está se concentrando na sua forma de escrever. Isso ajuda a desenvolver uma linguagem mais forte e serve como instrumento para criar a marca, que é você mesmo, quando se trata de seu blog. Novamente, essa é uma técnica de criação de tráfego que exige bastante tempo para mostrar resultados. No entanto, leva um bom tempo para que um visitante se torne assíduo.
Ter os mecanismos de pesquisa em mente Observe que, às vezes, seu "público-alvo" é alguém que cai de pára-quedas no seu site vindo de um mecanismo de pesquisa. A pesquisa é uma boa maneira de trazer novos visitantes. Existem certas coisas que você pode fazer para tornar seu blog mais amigável para os mecanismos de pesquisa. Use
títulos de postagem e tags de títulos de páginas de blogs juntamente com seus arquivos de páginas de postagem. Cada uma das suas páginas de postagens receberá automaticamente um nome inteligente, com base no título da sua postagem. Além disso, tente ser descritivo quando você blogar. Uma postagem bem trabalhada sobre algo muito específico pode terminar entre os principais resultados de uma pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa feita no Google para "Design de capas de livros" apresenta esta postagem de blog pelo famoso Jason Kottke, com comentários dos leitores.
Manter postagens e parágrafos curtos. Observe a concisão da postagem de Kottke mencionada anteriormente. As pessoas voltarão todos os dias para ler suas últimas notícias, mas espalharão centenas de críticas. Procure manter postagens sucintas que tragam informações novas pertinentes à blogosfera, e prossiga. Mantenha-a curta e agradável para que os visitantes possam abrir, ler e clicar nela. Pense no seu blog como um efeito cumulativo. Isso não significa que você nunca deverá fazer postagens longas, é apenas algo que você deve ter em mente.
Itens de ação de marketing
O terceiro e último grupo de técnicas promocionais são ações simples que você toma para fazer a propaganda do seu blog. Teoricamente, essa categoria é ilimitada. Você poderia fazer sua própria criação e soletrar o subdomínio do blogspot em luzes brilhantes nas laterais. Em vez disso, limitamos essas sugestões para táticas mais óbvias e mais fundamentadas. (Para as coisas mais simples, por favor: use hélio, não hidrogênio.)
Coloque o URL do seu blog na assinatura do seu email. Sempre quando eu vejo o URL de um blog em uma assinatura de email, eu clico nele para ver com quem eu estou tratando. Principalmente se for alguém que eu não conheço. Emails são encaminhados a todo o momento; assim, se você envia apenas cinco notas por dia aos amigos, o número possível de pessoas clicando no seu blog está na casa das centenas. (Obviamente, isso é inteiramente teórico, mas acredite em mim, vale a pena.). Eu não posso lhe dar instruções específicas sobre como editar a assinatura do seu cliente de email, porque eu não sei qual você usa, mas dê uma vasculhada. Está nas configurações.
Envie seu endereço a sites e diretórios de pesquisa de blog. Todos os dias, as pessoas procuram conteúdo de blog no
Technorati. Você está nesta lista? Deveria. Envie o URL do seu blog para Technorati, Daypop, Blogdex, Popdex, e qualquer outro site desse tipo que você encontrar. Com exceção do Technorati, muitos desses sites são projetos criados por alunos formados ou como hobby, mas eles continuam a ganhar visitantes que procuram blogs interessantes para ler, marcar como favoritos e visitar novamente. Nem todos eles têm capacidade de espalhar cada blog existente, mas você pode ajudá-los a ajudar você, deixando seu URL no campo adequado.
Participe de jogos de simulação (mimese). Um jogo de mimese é uma idéia transmitida de pessoa para pessoa, como um vírus. Se o resfriado fosse um blog, ele teria um tráfego louco. Com todas as analogias relacionadas a doenças, os jogos de mimese induzidos por blogs são realmente divertidos e podem conceder a você algum tráfego extra. Como eles funcionam? Basicamente, um blogueiro vai sugerir uma idéia como "Ei, vamos postar a primeira sentença do seu livro favorito!" e isso vai se estender desenfreadamente, com as pessoas clicando nos links do envio de cada pessoa obsessivamente até que o jogo termine. Um jogo de mimese de grande sucesso durante anos foi o
Friday Five. Se você está procurando algo novo, experimente The Daily Meme.
Anuncie Se a publicidade com palavras fosse suficientemente acessível, eu diria para você entrar nessa. Agora, um bom motivo para participar é quando é grátis.
BlogSnob é uma rede gratuita de anunciantes de blogs baseada em texto à qual você pode se associar agora mesmo. Hospede anúncios, coloque anúncios. Tudo isso representa tráfego. Os anúncios do BlogSnob são adicionados diretamente ao seu site e podem ser personalizados. Os blogueiros que se unem à rede podem colocar anúncios gratuitos, embora num futuro próximo os anunciantes reais tenham que pagar para serem notados. Paga-se para ser um blogueiro.
Link a outros blogs. É uma boa maneira de obter tráfego. Isto é o que acontece quando você se conecta a outro blogueiro: ele vê você no log de referências dele, verifica seu blog e, então, muito provavelmente se conecta a você ou, pelo menos, tem um estímulo mental de fazê-lo. Os links são a unidade monetária da blogosfera e a gente precisa de dinheiro para ganhar dinheiro. Por isso, comece a usar links. Não desanime, isso não significa necessariamente dinheiro. Ainda não. De qualquer forma, quem sabe o que os blogueiros vão inventar!.
Instale um blogroll. Isso é semelhante a adicionar links. Bem, na verdade, é a mesma coisa, mas é diferente. As postagens de blog ás vezes saem da página frontal e são arquivadas. Um blogroll tem mais a ver com uma afirmação pessoal: esses são os blogueiros que eu gosto. Ou então, esse é o pessoal com o qual eu quero me associar. É um esquema de rede social de amigos simples mas efetivo, com o mesmo resultado que um link simples, se não for mais forte: tráfego! Então, se você ainda não tem um, inscreva-se para um
blogroll e faça essa lista de links aumentar.
Seja um comentarista ativo. Procure deixar comentários sobre os blogs que você lê todos os dias. É o mesmo esquema que adicionar links. Você pode fazer com que uma pessoa ganhe o seu dia deixando um comentário sobre sua postagem. Nada supera a sensação de receber aquelas notificações de email que sussurram tacitamente na tela "Seus pensamentos me fizeram refletir bastante. Eu tenho que reconhecer você e sua grandeza." (Ou algo do mesmo efeito.) A maior parte dos sistemas de comentários também fornece uma forma para você deixar um link de volta ao seu blog solicitando uma visita. Então, se você se sente inspirado, deixe sempre um ou dois comentários nos blogs que você visitar. Faça a sua parte.
Promova suas postagens por email para outros blogueiros. Essa é uma técnica delicada e deve ser tratada com cuidado. O blogueiro Eugene Volokh publicou
uma pequena análise sobre como melhor promover o blog de uma pessoa por email, incluindo ótimas dicas e conselhos. Assumindo que realmente valha a pena promover seu blog (com certeza é), aqui estão algumas dicas do Volokh.
Promova a postagem, não o blog.
Inclua o texto completo e o seu URL.
Envie apenas as melhores postagens.
Não promova apenas para blogs de tráfego intenso.
Imprima o URL do seu blog em cartões, adesivos etc. Basicamente, se você pretender ter algo impresso, coloque aí o seu blog. Atualmente, cada vez mais cartões de visita incluem endereços de blogs juntamente com o email e o número de telefone. Eu não ficaria surpreso se começasse a ver endereços de blogs em adesivos de pára-choques. Há muito trânsito nas rodovias. Aquele pára-choque à minha frente é um grande meio de propaganda.
Falando em rodovias, provavelmente, você já deve ter se deparado com a grande SUV laranja com a placa de automóvel que indica BLOGGER ao dirigir ao sul em direção a San Jose? Não, esse não é
Evan Williams, como você poderia pensar. Na verdade, trata-se de uma publicidade criativa. Se há uma coisa que eu aprendi com a investigação que fiz no Dia do Trabalhador sobre a promoção de blogs é esta: Não seja aquele sujeito com a placa de automóvel BLOGGER, mas pense como ele. Esse é o tipo de técnica de comprometimento com a qual você deve iniciar o seu jogo. Esse é a forma que você tem para transformar seu peão em rei.
Biz Stone trabalha na Google, no setor do Blogger, e escreve livros sobre blogs.