cores q marcam



CBC apresenta cores que serão tendência na decoração 2008/2009
10/04/08 - O Comitê Brasileiro de Cores (CBC), através de sua presidente e colorista Elisabeth Wey, apresentou durante a “Semana Internacional da Cor”, em março, a nova cartela de cores 2008/2009 do Centro de Estudos de Cor para a América Latina (Cecal), que assinala os padrões e as tendências a serem adotadas em produtos dos segmentos da construção civil, arquitetura e decoração.Lançado bienalmente, o material visa nortear projetos de profissionais, especificadores e consumidores do setor. Assim, o CBC, juntamente com um grupo de profissionais voltados a pesquisas, planejamento e coordenação cromática, define as tonalidades que deverão ser aplicadas em produtos industrializados para, depois, em conjunto com o Cecal, estudar as tendências regionais e as aplicabilidades mercadológicas, acompanhando o mercado empresarial. Com o apoio de indústrias como Merck, Bayer, Ciba e Basf, a equipe viaja por diversos países visitando as principais feiras das indústrias de construção civil, têxtil e automobilística para coletar dados que embasarão o trabalho. Por fim, a análise da realidade que está por vir e a leitura de cores básicas e suas tonalidades derivantes, agregadas à viabilização industrial de matérias-primas existentes no País, possibilitam a criação de novas cartelas, sempre entrosadas com o mercado brasileiro. Com tamanho maior e design gráfico totalmente inovador, a cartela temporada 2008/2009 segue a mais nova corrente da modernidade, explorando o preto como fundo e seus conceitos de sustentabilidade e economia de energia. Traz 26 cores divididas em quatro grupos de comportamento, todos baseados no tema “Realizando sonhos”, abordando o gosto pela fantasia e pelo imaginário. São eles: Ecotom, Ludis, Neogolden e Maximini. Ecotom - Verdes das matas fechadas, azuis de águas cristalinas, amarelo do sol escaldante, terracota de terras secas. Tem como fator determinante a era do verde, porém sem a perda de conforto e bem-estar. Visando o oxigênio, água potável, limpeza, clima ameno e alimentos naturais, o homem parte para o grande desafio de permanecer no planeta Terra, em estado de graça, sem prejuízo das mordomias da modernidade. Os tons verdes são apostas certas, seguidos do preto e do neutralizado. Ludis - Lúdico, imaginário, divertido. Este movimento caminha a passos largos para concretizar um comportamento lúdico e sonhador, que norteia o dia-a-dia de seus adeptos. Usa grafismos coloridos, em tons fortes, que envolvem a forma principal, dentro de um contexto onírico. Ludis promove a fuga da realidade e realça o mundo imaginário das fábulas, onde tudo é possível e quase sempre o final é previsível, de modo que a vida siga mais leve e solta em busca da eterna felicidade. Neogolden - Retrata a época da Rainha Elizabeth I e a extravagância do Barroco. Ouro em todas as expressões, brocados, bordados, rendas e purpurinas recheiam o conteúdo formal de uma época. A necessidade da aparência para marcar o poder acontece de tempos em tempos e marca o final de um ciclo - tudo o que estiver guardado passa a ser exposto. Maximini - Privilegiando uma estética de excessos, permite a invenção de coisas que não existem e que se tornarão únicas. É um início de uma nova era que privilegia produtos exclusivos. Perpetuar uma identidade possibilita a continuidade formal de uma história, onde a beleza pode destruir antigas crenças, fabricando outras verdades. Formas, medidas e cores transformam-se atingindo proporções emocionais que aguçarão sentimentos escondidos. Alongar, aumentar, distorcer ou então minimizar, microscopizar modificam a estética de vez. No Maximini tudo o que estava grande ficará ainda maior e o que estava pequeno se tornará menor. Tendência de vanguarda especula o design patrimonial reeditado em novas dimensões com matérias-primas totalmente originais sobre efeitos óticos muitas das vezes tridimensionais.

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